Recentemente joguei "Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors", uma visual novel com puzzles da Chunsoft, mesma empresa criadora de Danganronpa. Simplesmente achei a novel GENIAL e precisava fazer, no mínimo, uma pequena resenha para que mais pessoas venham a conhecer a obra. Os gêneros são mistério, suspense, ficção científica e terror psicológico e a vn foi originalmente lançada para Nintendo DS em 2009 (apesar de existir o emulador, por onde joguei) e posteriormente uma versão iOS com voice acting (2012). A OST é impecável e colobora sempre com o suspense de cenas ou com o hype do jogador.
A história começa com o main character, Junpei, acordando trancado em um quarto de um navio que está afundando. Após resolver alguns puzzles, o jogador consegue se soltar e acaba encontrando mais oito pessoas que estão com ele no navio, entre elas Akane Kurashiki sua grande amiga de infância.
No lobby, o grupo escuta um anúncio feito pelo auto-intitulado "Zero", o comandante do navio. O anúncio explica que todos ali presentes fazem parte de um jogo de vida ou morte, o chamado Nonary Game.
Basicamente, é um jogo em que o objetivo é achar "a porta que carrega um 9" para poder escapar do navio, possuindo apenas algumas horas antes que todos naufraguem. Nove horas, precisamente. Cada jogador possui um bracelete contendo um número, que deve ser utilizado para ser escaneado no RED das portas, de três a cinco pessoas, com a raiz digital do número da porta que desejam abrir. Por exemplo, caso a porta que queiram abrir seja a 1, uma combinação possível de pessoas para entrar na porta seria 5, 9, 4 e 1, pois 5+4+9+1=19 e 1+9=10 (1+0=1, o número da porta).
Os participantes então resolvem adotar codinomes (para que Zero não fique sabendo a identidade deles e de suas famílias, caso, hipoteticamente, ele tenha sequestrado aleatórios para o sádico Nonary Game) e se dividem para procurar pistas sobre o lugar em que estão presos.
Da esquerda para a direita temos, respectivamente: Lotus(8), Seven(7), Santa(3), June(6), Junpei(5), Ace(1), Snake(2), Clover(4) e 9th Man, que nem teve tempo de definir o pseudônimo (9).
Após certo tempo, eles se reencontram no lobby e já acontece a primeira morte do jogo. O 9th Man faz Clover de refém e obriga ela e Ace a colocarem seus braceletes pela porta número 5 para a abrir. Bom... a porta abre, o 9th entra, a porta se fecha, começam a se escutar gritos desesperados e...uma explosão. Uma bomba dentro do intestino do homem é ativada, explodindo grotescamente.
Desnorteados, o grupo se reúne para decidir o que fazer. Snake mostra as regras do Nonary Game em braille que recebeu, por ser cego, e decidem abrir mais duas portas, porém, dessa vez, com todos passando os braceletes nos DEADS que ficam do lado de trás da porta, para desativarem a suposta bomba presa nos jogadores.
A partir daí cada escolha influencia diretamente na rota e no final que você vai conseguir na visual novel. A vn rodeia por temas como super-gelo, Gigantic (irmão gêmeo do Titanic!) uma múmia.. viva?, teoria do CAMPO MORFOGENÉTICO e viagem no tempo. Você só vai descobrir a verdadeira magnitude dessa história após completar todos os bad endings, assim desbloqueando a rota do final verdadeiro. Cada hora investida nesse jogo valeu imensamente, fica aqui a super recomendação de 999.
Spoilers !!!!
ROTAS:
- Bad ending 1- o machado- Ordem recomendada de portas: 5>7> 1.
Se Junpei escolher a Porta 5, ele explora a cabine e cassino de 1ª classe com Snake e Seven, vê o corpo do 9th Man e encontra um certo cofre, que não consegue abrir. Na porta 7 Junpei se junta a Clover e Seven e eles entram na sala de cirurgia, também ouvindo um pouco mais sobre o ICE-9 e sobre uma suposta comunicação entre os elementos de um mesmo tipo, contando a história de uma indústria.
Esse ending provavelmente vai lhe deixar com imensa raiva da Clover, mas ela conseguirá o seu "caminho da salvação" em outro final.
Essa rota é apenas para introduzir a história e o clima de suspense e tensão da novel, o jogador ainda não sendo apresentado a toda a grandeza da obra.
Você consegue indo pela porta 2.
Se Junpei escolher a Porta 4, ele explora a cabine de 2ª classe e a cozinha com Santa , June e Lotus. Neste caminho, com base nas escolhas feitas, Junpei pode ouvir algumas histórias pseudocientíficas sobre formas de comunicação de ressonância mórfica (teoria do campo morfogenético!), bem como histórias de uma sacerdotisa egípcia que foi supostamente congelada sob um líquido especial conhecido como "Ice-9" que supostamente permanece congelado à temperatura ambiente. Descobre um pouco sobre o passado de Seven na porta 2...
- Bad ending 3- a faca- Ordem recomendada 4 > 8 > 6
Na porta 6 você descobre... DUAS PORTAS contendo o 9 e um caixão.
Nesse ending, Junpei é assassinado novamente, porém descobre informações relevantes e... vê quem o matou.
- Ending 4- Zero perde... - Ordem OBRIGATÓRIA- 5>8>6.
Informações extremamente importantes são adquiridas nessa rota, apesar dela ser semelhante ao final da faca, exceto que Lotus permanece viva. Clover morre e você descobre o bilhete da mão sinistra agarrado por ela, assim como o bracelete número 0 que estava com o capitão do navio, que foi encontrado morto na porta número 1. Usando o bilhete como pista, finalmente Junpei consegue abrir o cofre da cabine de primeira classe e dentro dele acha uma dica de Zero.
A dica mostra segrados da Cradle Pharmaceutical, mostra as quatro mentes por trás do PRIMEIRO NONARY GAME, que ocorreu nove anos antes dos acontecimentos da visual novel (que se passa em 2027), em que Snake foi uma das criança jogadoras. e revela o plano de vingança de Zero.
Com as informações dessa rota, Junpei descobre quem é o assassino do suposto Snake e cria um plano genial para comprovar sua teoria em frente a todos os outros participantes do Nonary.
Nesse ending, ainda com a pista da "mão sinistra" é possível abrir o caixão da sala que contêm os dois 9 e achar certa pessoa...
É quase o final definitivo, no entanto... Junpei não foi rápido o suficiente. Não conseguiu salvar June, Akane Kurashiki. Quando Junpei escuta a voz de Zero, nos auto-falantes, dizendo que ele perdeu, June que estava com febre desaparece da sala do caixão e Junpei inala um gás sonífero, ficando inconsciente.
- Ending 5 - FINAL VERDADEIRO
Você não pode obter este final a menos que tenha obtido o final "Zero perde" primeiro. Para obter o final verdadeiro, você deve passar pelas seguintes portas e fazer as escolhas apropriadas de diálogo, conforme mostrado abaixo:
>Vá pela porta 4
>Aceite o marcador de Santa que contêm um trevo de 4 folhas.
>Informe-se sobre a história de Ice-9 de Akane no freezer na cozinha (selecione "It did strake Junpei as rather odd".)
>Vá pela porta 7
Pergunte ao Seven se ele sabe sobre o Ice-9 na sala de cirurgia
Dê o marcador de Santa para Clover.
>Vá pela porta 1.
Nessa rota, você já estará sabendo exatamente o porquê de cada um dos jogadores do segundo Nonary Game estarem passando por tudo aquilo e qual é a relação deles entre si e deles com o primeiro Nonary Game. O final da história é surpreendente e estonteante, falarei mais a respeito logo abaixo, porém com spoilers. Se ainda não jogou e leu 999, recomendo que finalize sua leitura do blog aqui e vá já ter essa maravilhosa experiência.
Telepatia, sudoku e ressonância morfogenética
No verdadeiro final, Junpei descobre a verdade sobre todos que participam do Segundo Nonary Game. Snake, Santa, Clover, June e as filhas gêmeas de Lotus foram participantes do primeiro jogo, criado por Gentarou Hongou: o Ace, líder da Cradle Pharmaceutical. A razão pela qual o Nonary Game foi criado era permitir que Ace tocasse no campo de ressonância mórfica para que ele pudesse curar sua prosopagnosia. Assim como Lotus explica em uma das rotas, casos como cegueira, surdez e a própria prosopagnosia poderiam ser curadas se existisse o "wifi das coisas", o campo morfogenético. Na íntegra, essas pessoas continuariam a ter suas deficiências físicas, porém mesmo assim poderiam ver/ouvir, utilizando-se dos olhos de outras pessoas, que transmitiram essas sensações (de enxergar/ouvir) para o cérebro do deficiente. Ace buscava a cura de sua prosopagnosia e acreditava na ideia de dois organismos serem capazes de se comunicar uns com os outros sem qualquer contato físico e por pura força, então utilizava os recursos da Cradle para fazer pesquisas sobre a ressonância morfogenética, teorizada por Rupert Sheldrake. O primeiro Nonary Game era dividido em duas áreas: um prédio em Nevada e o Gigantic. Em cada lugar ficava um grupo diferente, os receptores e os "enviadores", ou seja, crianças que conseguiam acessar o campo mais facilmente e receber informação e as crianças que enviavam a informação mais facilmente.
Desenhos por Caspian Comic |
Durante todo o jogo, Seven recupera algumas de suas memórias e dirá a Junpei como ele era um detetive e estava investigando Ace antes de ser pego por seus homens e jogado em uma cela. Junpei não só descobre o passado de Seven e como ele tentou ajudar a salvar todas as crianças que jogam o Nonary Game, como ele também descobre que sua melhor amiga da infância, Akane, morreu depois de ser presa no incinerador por Ace, após ter escapado mas voltado para buscar a boneca que o Junpei criança havia dado a ela.
Além disso, no final verdadeiro, Junpei descobre sobre a irmã de Santa que morreu: Akane Kurashiki.
Saber de tudo isso deixa o garoto em choque. Quem então era aquela June que estava com ele o tempo todo no Gigantic? Seria uma impostora?
Ao longo da rota verdadeira, Junpei sabe de diversas coisas QUE ELE NÃO APRENDEU na rota, ele "simplesmente sabe", como sobre a prosopagnosia e a pista da mão sinistra que ele utiliza para abrir o caixão em que Snake estava (vivíssimo!). Uma voz, quase um instinto disse a ele tudo isso. A explicação para isso é :Akane, do passado, quando ainda estava viva estabeleceu uma comunicação com Junpei. Ela passa as informações que ela sabe a ele, o que o permitiu que no final verdadeiro ele já estivesse ciente de tudo.
Mas.. E como Akane sabe dessas coisas? É mostrado diversas partes do primeiro Nonary e a menina não sabia de nada... Bom, o culpado disso é você, jogador e caro leitor do blog.
A metalinguagem aqui é excelente. VOCÊ, jogador, que já passou por todas as rotas e direcionou Junpei para o caminho certo, foi quem passou todas as informações para a Akane criança! Ela só sabe da prosopagnosia porque você, que já jogou as outras rotas sabe! E por Akane saber, ela passa essas informações para o subconsciente e consciente de Junpei, o personagem.
Não pode ficar mais mind blow, não é mesmo?
Errado.
Temos todos que lembrar que June nessa linha temporal está morta. Porém a pequena Akane, presa no incinerador, estabelece uma conexão de ressonância mórfica com Junpei, enquanto ele está na mesma situação que ela: presos no incinerador, tendo que resolver um puzzle de sudoku. Percebendo que a pequena Akane está tentando comunicar-se com Junpei e o ajudar, ele a guia no puzzle de sudoku, passando as informações de como resolvê-lo a ela. Ela consegue resolver e se salva do incinerador.
Paradoxal, obviamente. É exatamente por isso que a Akane de 2027 (o primeiro Nonary aconteceu em 2018) resolve se tornar o Zero e colocar Junpei na exata situação de ter que resolver o puzzle de sudoku no incinerador, para que ele se comunique com a pequena Akane que está desesperada e a ajude, garantindo a sua sobrevivência em 2027. Caso June não assegurasse que Junpei de 2027 e June do passado se comunicassem, a June do passado teria morrido e a June do presente simplesmente desapareceria.
Assim, todos os pontos do jogo são respondidos, as tonturas, febres e desaparecimento de June nas outras rotas, o motivo do jogo estar acontecendo et coetera... Só resta saber quem fez o Segundo Nonary Game ORIGINAL, o que permitiu que a Akane se salvasse e se tornasse o Zero no futuro. A resposta é: Santa. Como visto ao longo do jogo, June e Santa são irmãos e estavam trabalhando juntos enquanto a entidade "Zero" do segundo Nonary, a fim de assegurar a existência de June. Faria sentido que Santa, com a irmã morta, tivesse a ideia de tentar refazer o Nonary Game, e confiou a Junpei, o amigo de sua irmãzinha que estabelecesse essa comunicação com ela. (In game, a ressonância mórfica funciona melhor se for entre pessoas próximas, como irmãos ou amigos íntimos.) June salva, Santa e ela tem que continuar o ciclo de serem o Zero, para garantir que não existam paradoxos.
ALL-ICE?!
Depois que Akane é salva, a porta do incinerador se abre e os jogadores restantes (Snake, Clover, Seven, Junpei e Lotus) escapam e se encontram no topo de um prédio, que é o Edifício Q, em Nevada. Percebem que os braceletes não estavam funcionando e que June e Santa nunca pretenderam os colocar em perigo, apenas os responsáveis pelo primeiro Nonary Game tinham bombas de verdade em si. Sendo eles Nagisa Nijisaki (o homem X que estava vestido como Snake), Teruaki Kubota (o 9th Man), Kagechika Musashidou (o capitão encontrado morto na sala 1) e, é claro, Hongou (Ace).
Depois de deixar o telhado do edifício, com Ace no porta-malas do carro, Clover leva os jogadores de volta para a liberdade.
Antes do final do jogo, é claro, a coringa da história aparece, Alice. Ela estava pedindo carona na estrada, vestida com roupas egípcias. Tudo isso deixa a imaginação do jogador fluir sobre toda aquela história de ice-9 e a sacerdotisa egípcia que não derretia!
Esse plot twist no final fechou esse maravilhoso jogo com chave de ouro e uma pitada de humor.
999 possui duas continuações, Virtue's Last Reward e Zero Time Dilema, e a famigerada da Alice aparece, obviamente. Inclusive, tornando-se bem próxima de Clover.
desenho por ShinyStrawberry
Finalizo aqui esta publicação com uma pequena animação feita para introduzir e divulgar Virtue's Last Reward:
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ResponderExcluirGamesHotAZ
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